NOSSA HISTÓRIA

 

Embora o IAKEE tenha sido fundado no dia 14 de Março de 2010, a sua fase inicial remonta a mais tempo. Podemos dizer que uma data importante foi o dia 14 de Dezembro de 2008, início de uma reunião familiar de estudos espíritas que decorreu do desenvolvimento do evangelho no lar, pois a necessidade de estudo sistemático e disciplinado durante dois dias da semana, que logo passou para três, foi o motivador fundamental. 

 

Logo, pessoas próximas foram se integrando e nos ajudando a desenvolver as atividades das reuniões, inclusive a prática mediúnica. A seriedade, o cuidado, o estudo e o interesse único em nos ajudarmos ajudando ao próximo, conforme o ensinamento de Jesus: "Ama ao próximo como a si mesmo", foram e continuam sendo os fatores que nos proporcionaram a relação com Espíritos bondosos e esclarecidos que vêm nos ajudando e coordenando os trabalhos do IAKEE.


As reuniões familiares não comportavam mais o número de interessados em fazer parte de nosso grupo. A partir de então, contando com o apoio de abnegados companheiros que partilharam conosco a enriquecedora experiência de trabalho junto a Carlos Bernardo Loureiro e no Teatro Espírita Leopoldo Machado, passamos a realizar as nossas reuniões em um outro espaço, onde fundamos o Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas, que está sempre de portas abertas a todos os que necessitarem de ajuda e tiverem interesse em aprender o que é Espiritismo.
 

PROPOSTAS

 

I)   Estudo, difusão e prática do Espiritismo por quaisquer meios: livros, revistas, jornais, eventos e telecomunicações;

 

II)  Promoção de painéis, seminários e cursos sobre Filosofia e Ciência Espírita, objetivando esclarecer a comunidade que o Espiritismo é uma Ciência e uma Filosofia de conseqüências Éticas, consoante as obras codificadas por Allan Kardec, bem como as obras dos filósofos espíritas e dos grandes pesquisadores;

 

III)  Prática da assistência espiritual;

 

          IV) Criar e administrar projetos sócio-educativos e obras de assistência social, destinados à promoção humana em     várias especialidades.

 

 

CARLOS BERNARDO LOUREIRO E O IAKEE

 

O Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas é um dos frutos do nosso querido amigo e mestre Carlos Bernardo Loureiro de Souza, figura das mais conhecidas no meio espírita, principalmente por sua dedicação à pesquisa da fenomenologia psíquica.

 

Foi um dos poucos pesquisadores no Brasil que conseguiu entrar em contato com uma vasta variedade de fenômenos mediúnicos e anímicos, em que se destaca as materializações do espírito "Noiva", no Círculo de Pesquisas Ambroise Parré, por ele fundado em 1986 na cidade de Salvador, onde nasceu no dia 16 de abril de 1942.

 

Publicou, por diferentes editoras, mais de 15 obras, dentre as quais: 

  •  "Das profecias à premonição"
  •  "Dos raps à comunicação instrumental"
  •  "Espiritismo & magnetismo - de Paracelso à psicotrônica"
  •  "Obsessão e seus mistérios"
  •  "Perispírito - natureza, funções e propriedades"
  •  "As mulheres médiuns" 
  •  "Visão espírita do sono e dos sonhos".

 

Teve artigos publicados em jornais espíritas do Brasil e do exterior, além de ser uma referência para os trabalhos de aplicação mediúnica com fins de desobsessão. Foi por meio dessa atuação que ajudou a tantos quantos precisavam, muitos à beira do suicídio, da morte, em franco processo de loucura, a encontrar a oportunidade de restabelecimento, esclarecimento e trabalho em benefício do próximo.

 

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1973 participou da elaboração, em Brasília, do Código de Direito do Trabalho, sob a responsabilidade da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados. Exerceu por longo tempo a advocacia e ocupou o cargo de assessor jurídico da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), onde trabalhou por 32 anos. Também lecionou Ética na Escola Superior de Advocacia da OAB/BA.

 

Desencarnou no dia 10 de agosto de 2006. O sepultamento do seu corpo ocorreu no dia 11, no Cemitério Jardim da Saudade, bairro de Brotas, em Salvador.

 

O seu trabalho não só continua vivo por todo o extenso acervo materializado em textos e exemplos de amor à causa que abraçou, como também por sua atuação espiritual na orientação, afeição e incentivo aos que continuam trabalhando em prol do Espiritismo, enquanto ciência e filosofia de consequências éticas.

"Só a educação poderá reformar os homens"  (O Livro dos Espíritos)


www.iakee.webnode.com.br